O SINASEFE Nacional participou de uma audiência pública no Senado na última terça-feira (06/05), reafirmando sua luta em defesa da valorização dos trabalhadores da educação. Realizada na Comissão da Educação, a audiência teve como pauta o Novo Plano Nacional de Educação (PNE). Andes-SN e Fasubra também estiveram presentes.
Andréa Moraes, secretária de políticas educacionais e culturais do SINASEFE, ressaltou na sua intervenção durante a audiência pública, o questionamento sobre o tipo de formação que o Novo PNE espera promover e como suas metas serão atingidas. Além disso, ela destacou a centralidade da valorização, de fato, dos trabalhadores da educação:
“Nossa principal defesa é do Ensino Médio Integrado (EMI), pois entendemos que é o que se apresenta, no atual momento, como algo fundamental no contexto da educação brasileira, ainda que precise de melhorias”, comentou a secretária.
Reprodução: Youtube/SINASEFE Nacional
O sindicato nacional deixou suas sugestões para o Novo Plano Nacional de Educação registradas ao final da audiência. Além do investimento na educação pública e da valorização dos trabalhadores, o SINASEFE destacou a importância da participação das entidades sindicais no monitoramento formal do cumprimento do PNE:
“Defendemos ampliar e fortalecer da Política Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), constituir uma política própria de financiamento para a rede federal, valorizar os profissionais da educação, começando pelo cumprimento dos acordos de greve, realizar uma expansão democrática da Rede com investimentos e participação popular, respeitar a autonomia pedagógica da Rede Federal, com a defesa do EMI, além da inclusão das entidades de representação da educação federal no monitoramento e avaliação do PNE”, finalizou Andréa.
Texto: Hellen Almeida/Comunicação SINASEFE IF FLUMINENSE