R. Álvaro Tâmega, 132, Centro. Campos dos Goytacazes - RJ

Search
Close this search box.

Greve 2024: 193ª PLENA aprova aceitar propostas do Governo para TAEs e Docentes

O SINASEFE concluiu no último sábado (22/06) sua 193ª Plenária Nacional. Quinta PLENA do movimento paredista, o evento reuniu centenas de representantes das seções sindicais de modo híbrido (em Brasília-DF e via Zoom).

Propostas aceitas: greve será suspensa após assinaturas dos Termos de Acordo

A principal deliberação da 193ª PLENA foi em relação às propostas do Governo Federal para técnico-administrativos e docentesPor 89 x 15, as duas propostas foram aceitas! Outros 6 delegados se abstiveram na votação.

A greve 2024 será suspensa após as assinaturas dos Termos de Acordo junto ao Governo. Essa suspensão foi aprovada por 98 x 6, havendo 9 abstenções.

Recorde de participação

A 193ª PLENA foi a maior já registrada pelo sindicato em mais de 35 anos de história – superando a 191ª, que tinha superado a 190ª, que havia superado a 189ª.

No total, tivemos a participação de 402 sindicalizadas(os) de 70 seções sindicais, distribuídos da seguinte forma:

  • 90 delegadas(os) credenciadas(os) para participação virtual;
  • 44 delegadas(os) credenciadas(os) para participação presencial;
  • 251 observadoras(es) credenciadas(os) para participação virtual;
  • 17 observadoras(es) credenciadas(os) para participação presencial.

Manhã

Na manhã do dia (22/06), como início às 9h30min, tivemos a continuidade das falas dos participantes no ponto de conjuntura (propostas do Governo para TAEs e Docentes).

Assim como na sexta-feira (21/06), a ampla maioria defendeu por aceitar as propostas do Governo, condicionando o retorno às atividades à assinatura dos respectivos Termos de Acordo.

O estudante da UnB Caio Sad, ex-diretor da Fenet, compareceu ao nosso fórum e fez uma fala explicando sua prisão injusta, que ocorreu no Senado Federal em 19/06. O Comando Nacional de Greve (CNG) do SINASEFE se posicionou em solidariedade a Caio assim que tomou conhecimento de sua prisão. Relembre:

Os debates da manhã se encerraram às 12h30min.

Tarde

A parte da tarde teve início às 14h30min, após intervalo para almoço dos participantes. Com o encerramento das falas do ponto de conjuntura (propostas do Governo para TAEs e Docentes), tivemos o início dos encaminhamentos da Plenária.

Foi aprovado que o sindicato aceitará as propostas do Governo Lula para as carreiras do PCCTAE e do EBTT.

Essa 1ª aprovação se deu com o placar de 89 votos a favor da aceitação, 15 votos contrários e 6 abstenções. Veja o momento da votação:

Nossa greve 2024, que foi deflagrada em 3 de abril, será suspensa assim que os Termos de Acordo para TAEs e docentes forem assinados.

Essa 2ª aprovação se deu com o placar de 98 votos a favor da suspensão, 6 votos contrários e 9 abstenções.

As propostas, que tiveram os últimos debates/ajustes em 11/06 (para TAEs) e em 14/06 (para docentes), serão transformadas em Termos de Acordo assim que o Governo convocar o sindicato para assinatura – o que deve acontecer durante a semana de 24 a 28/06.

Após um coffee break entre 16h40 e 17 horas, tivemos um ponto com aprovação de encaminhamentos diversos para a saída da greve e conclusão das atividades do CNG do SINASEFE (que permanecerá ativo até que os acordos sejam assinados).

Propostas para continuidade da luta, que fazem parte de uma conjuntura pós-greve do SINASEFE, serão levadas para debate e deliberação da 194ª PLENA – que ainda será convocada pela Direção Nacional (DN).

A 193ª PLENA encerrou oficialmente seus trabalhos às 19h40min.

Proposta aprovada para os TAEs

Proposta aprovada para os docentes

Imagens do 2º dia

Fotos da manhã

Veja outras notícias

Não existem outras noticias

Filie-se ao SINASEFE

Caso tenha qualquer dúvida de como realizar o procedimento, entre em contato pelo número (22) 2733-1842.