A Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), é o principal fórum de diálogo entre o Governo Federal, representado pela Secretaria de Relações de Trabalho (SRT), e os sindicatos que representam os Servidores Públicos Federais (SPFs), como a FENAPS. Apesar da reinstalação no início de 2023, as conversas para um reajuste em 2024 não progrediram, como evidenciado nas reuniões anteriores do MNNP e na assinatura do novo protocolo.
O quadro foi complicado quando o governo condicionou o aumento salarial a um novo contexto fiscal. Na última reunião, em agosto, foi proposto um reajuste inferior a 1%, uma oferta considerada desrespeitosa pela FENASPS.
Após a reunião de novembro, o governo prometeu uma resposta final sobre a evolução dos SPFs em 2024. O momento é de pressionar o governo e os parlamentares, nos estados e em Brasília, para viabilizar uma recomposição salarial que cubra minimamente a inflação no período.
- Pauta: Continuidade dos trabalhos da Mesa – Pauta Econômica.
- Composição da bancada sindical:
- – 20 representantes das entidades sindicais; (escolhidos livremente entre seus pares, conf. art. 5º do Regimento Interno)
- – 1 representante de cada Central Sindical.
OBS: A bancada terá direito a levar até 3 assessores.
- Encaminhe a relação dos 20 representantes da bancada sindical e dos 10 das Centrais Sindicais (nome completo e CPF), impreterivelmente, até o dia 14/12/2023, para o e-mail: sgprt.deret@economia.gov.br
