Hoje, 28 de abril, celebramos o Dia Mundial da Educação. Com isso, o SINASEFE e suas demais seções, incluindo a nossa, na condição de sindicato nacional dos trabalhadores e trabalhadoras da Educação Brasileira, celebra esta data que tem como objetivo incentivar e conscientizar a população sobre a importância da educação.
Porém, lamentamos que este dia esteja sendo comemorada no contexto atual onde o governo atual ainda trate com descaso o cumprimento dos Termos de Acordo nº10/2024 e nº11/2024 – assinados em 27 de junho do ano passado na suspensão da greve da Educação Federal realizada pelo SINASEFE, Andes-SN e Fasubra.
Interpretamos que se a educação é prioridade, valorizar os técnico-administrativos e docentes que fazem o ensino público deveria ser uma pauta essencial ao governo.
Portanto, celebramos o Dia Mundial da Educação. Reconhecemos a importância do trabalho dos educadores no Brasil e exterior. Porém, cobramos do Governo a valorização e o cumprimento dos Acordos de Greve. Uma vez que não há educação sem os trabalhadores responsáveis por ela!
Da promessa em Dakar à realidade brasileira: onde estamos?
A escolha do dia 28 de abril para celebrar o Dia Mundial da Educação ocorreu ao fim do Fórum de Educação de 2000, realizado em Dakar (Senegal). Neste encontro realizado a 25 anos atrás, firmou-se o compromisso com 164 países de levar a Educação Básica e Secundária para todas as crianças e jovens do mundo, com metas estabelecidas até 2030.
Lembramos que de acordo com a Lei nª13.146/2015, é dever do Estado garantir condições adequadas e dignas para a formação educacional de todos.
Texto: Hellen Almeida/Comunicação SINASEFE IF FLUMINENSE